Muitas pessoas gostam de conviver com os pets, não é mesmo? No entanto, a maioria delas mora em espaços pequenos e passa muitas horas fora de casa. Então surge a dúvida: quais são as melhores raças de cachorro para apartamento?

O artigo de hoje traz 8 raças de cães indicadas para viver em ambientes compactos. São cachorros que não necessitam de passeios frequentes, não emitem latidos muito altos e são considerados excelentes companheiros. Continue a leitura para descobrir quais são eles!

1. Pug

O Pug tem como características principais: a lealdade, a fidelidade e o companheirismo. Ele é pequeno e costuma ter, em média, 30 cm de comprimento. O peso pode variar entre 6 e 12 kg e a estimativa de vida é de aproximadamente 15 anos.

Devido ao focinho achatado, o Pug pode apresentar problemas respiratórios, assim como problemas na pele. Mas, mesmo assim, é considerada uma das melhores raças de cachorro para apartamentos, pois quase não late e não exige muita atividade física.

2. Shih Tzu

O Shih Tzu apresenta pelagem longa e brilhosa, o que requer escovação diária. São independentes, não precisam viver em grandes espaços e são muito alegres. O peso varia de 4 a 8 kg e a altura pode alcançar os 27 cm.

Os cãezinhos da raça Shih Tzu são tranquilos e não gostam de praticar atividades físicas. No entanto, é necessário criar uma rotina de caminhada com eles para que não fiquem totalmente sedentários.

3. Yorkshire Terrier

Os cães da raça Yorkshire Terrier são muito espertos, independentes e são os mais indicados para viver em pequenos espaços. A expectativa de vida é de aproximadamente 13 anos.

No entanto, a pelagem fina e lisa exige escovação diária e banho e tosa frequentes. O Yorkshire Terrier apresenta uma coloração rara de tonalidade azul-metálico que encanta muita gente!

4. Maltês

Também é uma das raças de cachorro para apartamento e para os donos portadores de alergia. É que a pelagem do Maltês assemelha-se ao cabelo humano. Necessitam de atividades físicas diárias, pois tem facilidade de engordar.

Eles são afetuosos, bons companheiros e se adaptam com facilidade ao estilo de vida dos humanos. Sua expectativa de vida é de aproximadamente 14 anos e o peso pode atingir 4 kg.

5. Dachshund

Popularmente conhecidos como “salsichas”, os Dachshund são cachorros alegres e inteligentes. Entretanto, eles são bastante teimosos e, muitas vezes, apresentam oscilações de humor.

Há tendência de desenvolverem problemas na coluna, porque possuem pernas muito curtas. A estimativa de vida é de 15 anos e pode chegar ao peso de 5 kg. Mas adoram brincar e fazer companhia aos seus tutores!

6. Lhasa Apso

A raça é considerada ideal para viver em ambientes pequenos, como apartamentos. Os Lhasa Apso não necessitam de passeios diários e costumam ser alegres e calmos.

Porém, costumam estranhar pessoas que não são da família. A altura pode variar entre 22 e 25 cm de altura e o peso entre 6 e 7 kg. Já a expectativa de vida gira em torno dos 14 anos.

7. Spitz Alemão

O Spitz Alemão, também conhecido como lulu-da-pomerânia, é outra raça indicada para viver em ambientes pequenos, tal como um apartamento. Os cãezinhos da raça são ótimos companheiros. Mas precisam ter limites, pois, caso contrário, tornam-se um pouquinho agressivos!

O peso pode variar entre 1 e 3 kg. Já as medidas variam de 20 a 30 cm. A tosa é recomendada a cada 2 meses. Em geral, apresenta boas condições de saúde.

8. VIRA-LATA/SRD

Os Vira-latas/SRD’s são excelentes companhias! Diante da grande diversidade de porte e humor, a equipe da APAMA – ONG de proteção animal que apoiamos desde 2016 -, sugere a adoção de um dog adulto já com o comportamento e tamanho definidos. Os passeios são imprescindíveis e, assim como qualquer outro cãozinho, eles precisam de muita atenção e amor!

Sabemos que os cachorros são excelentes companheiros. Eles são afetuosos e nos proporcionam momentos de alegria e diversão. Por isso, devemos retribuir com o que existe de melhor em nós!

Se você gostou do artigo sobre as melhores raças de cachorro para apartamento, compartilhe em suas redes sociais!