Olá, pessoal! Tudo bem?

Com certeza, você já deve ter tido momentos de estresse ao tentar conciliar trabalho e estudo nos dias de hoje. Afinal, todos nós queremos apresentar resultados e cumprir os nossos deveres sem comprometer prazos e ainda ter tempo para assistir aos nossos filmes preferidos, não é mesmo?

Diante de tantos afazeres, muitas vezes fica difícil organizar uma rotina que não prejudique a nossa saúde física e mental. Por isso, este post traz dicas que vão te ajudar a conciliar seu trabalho com os estudos de modo prático e eficaz.

Então, se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura e descubra como ter uma vida mais equilibrada!

Utilize aplicativos de gestão de tarefas

Atualmente, a tecnologia tem sido muito útil para otimizar as obrigações do dia a dia. Existem programas e aplicativos — como o Google Calendar — que podem te ajudar a fazer listas de tarefas, como agendar trabalhos, provas e reuniões e avisá-lo sobre datas e horários.

Ainda existem alguns específicos que permitem que as aulas sejam gravadas em áudios e acessadas de qualquer dispositivo móvel ou computador. Ou seja, vale considerar essas alternativas para conseguir planejar melhor a sua rotina. Experimente utilizar o Wunderlist, ou o Evernote, por exemplo.

Estabeleça prioridades

Ter em mente quais são os seus objetivos é fundamental para que você tenha êxito em suas tarefas. No trabalho, procure dar atenção aos compromissos mais urgentes. Analise quais tarefas merecem destaque, como as entregas de relatórios, reuniões agendadas, pautas programadas ou respostas de e-mail e procure cumprir os prazos.

Já quando o foco for os estudos, selecione as matérias nas quais você tenha mais dificuldades e use o tempo livre para reforçá-las. Aproveite o horário de almoço ou o fim de semana para se concentrar nas disciplinas mais difíceis.

Não assuma responsabilidades demais

Ao montar um cronograma, você consegue administrar melhor o seu tempo, concorda? No entanto, todos nós sabemos que os imprevistos acontecem e nem sempre conseguimos lidar com eles. Relatórios urgentes, plantões de última hora, trabalhos e provas surpresas podem atrapalhar a rotina de qualquer um.

Mas, para que você não enlouqueça diante disto, aconselhamos a não se comprometer com mais tarefas do que pode assumir, senão você corre o risco de não apresentá-las a tempo ou produzir algo com menos qualidade. Saiba dizer não quando chegar ao seu limite e deixe uma reserva de tempo para o inesperado!

Dedique tempo ao lazer

Ao conciliar trabalho e estudo nos dias de hoje, muitas vezes nos esquecemos da importância de separar um tempo para o lazer, os familiares e os amigos. Entretanto, essa é uma ação indispensável para manter a saúde física e mental.

Por isso, não hesite em colocar um belo par de tênis e sair para passear no parque, visitar os amigos ou, ainda, participar dos deliciosos almoços em família dos finais de semana. Organize seus horários e encare isso como necessidade — e não como perda de tempo.

Nós sabemos como é importante crescer profissionalmente e sabemos também das dificuldades de conciliar trabalho e estudo em uma sociedade tão competitiva. Porém, não deixe de colocar em prática as dicas que trouxemos para que você tenha mais qualidade de vida, mesmo diante de tantos desafios.

E aí, gostou do conteúdo do post? Então compartilhe-o nas suas redes sociais. Nós temos certeza de que os seus amigos também vão gostar dessas dicas!