Sabe quando alguém fala que determinada pessoa tem estilo? Isso nada tem a ver com seguir a moda. Isso significa que essa pessoa encontrou o seu próprio estilo de se vestir e saber como utilizá-lo a seu favor, independentemente dos artigos que estão fazendo sucesso nas prateleiras.

É importante ressaltar que esse estilo vai muito além das roupas que alguém escolhe. Ele é uma forma de traduzir traços da personalidade por meio de roupas, acessórios e, até mesmo, atitudes. Assim, pessoas mais românticas podem investir em um guarda-roupa com itens mais leves e de tons claros, enquanto mulheres sedutoras investem em cores quentes e modelos mais justos.

Para saber mais sobre a importância de encontrar seu próprio estilo, continue lendo nosso post!

O que as roupas dizem sobre você?

Apesar de todos conhecerem o conselho de não julgar um livro pela capa, geralmente, a regra que mais se aplica é a de que a primeira impressão é a que fica. Essa primeira impressão, no caso, é baseada na sua aparência, especialmente se você estiver lidando com desconhecidos.

Sabendo disso, perceba que as suas roupas podem ser uma forma de expressão própria, assim como as músicas que você ouve. Elas podem ressaltar traços do seu temperamento, da sua profissão, sua forma de ver o mundo e, até mesmo, de escolhas políticas.

Sendo assim, as roupas não são apenas pedaços de tecido que usamos para nos proteger do frio ou dos raios solares. Além das funções meramente práticas, elas são itens de comunicação pessoal e optar por um determinado modelo, quer dizer tomar para si os significados que ele carrega.

Por que não seguir a moda?

À primeira vista, seguir a direção do momento parece uma alternativa fácil para quem não quer ter o trabalho de encontrar seu próprio estilo. Contudo, se pensarmos mais além do mero ato de vestir-se, podemos encontrar algumas desvantagens.

Considerando que seu estilo de vestir é uma forma de comunicar traços de sua personalidade, seguir as dicas de moda que são ditadas pelas marcas e pelos estilistas faz com que você se adéque ao padrão do momento. Dessa maneira, sua personalidade é deixada de lado.

Além disso, quem escolhe estar sempre por dentro dos artigos da estação precisa investir muito dinheiro para atualizar o armário a cada nova coleção. Já quem encontra seu estilo pessoal pode apostar em peças mais atemporais, que podem ser usadas em qualquer momento do ano.

Como encontrar meu estilo de vestir?

Depois de entender a importância de descobrir seu estilo e ver como a moda pode ser desvantajosa para sua comunicação pessoal, você pode se perguntar como é possível encontrar seu próprio estilo. Para ajudar nessa missão, separamos algumas dicas. Confira!

Respeite suas preferências

Todos temos um tipo de roupa com o qual nos sentimos mais confortáveis e isso deve ser considerado no seu estilo pessoal. Sendo assim, preste atenção nas roupas que você mais gosta de usar e inclua-as em seu armário.

Considere seus valores

Como já foi dito, as roupas são índices de quem você é. Por causa disso, considere seus valores pessoais na hora de montar seu armário. Por exemplo, se você é uma pessoa envolvida em causas ambientais ou veganismo, dê preferência a materiais sustentáveis e sem produtos de origem animal na composição.

Entenda o que você quer comunicar

Você já entendeu que a roupa é um instrumento de comunicação pessoal. Agora, é hora de decidir o que pretende comunicar para escolher as peças mais adequadas. Uma pessoa com espírito jovem e descolado pode escolher itens multicoloridos e estampados, enquanto uma executiva daria preferência a artigos de alfaiataria de cores sóbrias.

O importante na hora de buscar seu estilo pessoal é saber aliar os traços de sua personalidade ao seu conforto e bem-estar. Sendo assim, busque peças de roupa que traduzem suas preferências pessoais, mas que também fazem você se sentir de bem com aquele visual.

Agora que você já sabe por que deve encontrar seu próprio estilo de se vestir, que tal ficar por dentro de mais dicas de moda e estilo? Curta nossa página no Facebook e receba nossos conteúdos na sua timeline!