Olá, pessoal! Tudo certo por aí?

Sabiam que o artista Michael Devis esteve aqui na Usthemp batendo um papo com a gente. Falamos sobre graffiti, sobre seus trabalhos, parceria, entre outras coisas. Quer saber mais sobre o papo? Continue a leitura e confira a entrevista dele!

 

Michael pinta há anos e começou pichando ruas dentro e fora do bairro que morava em Curitiba, por causa de brigas entre gangs. Hoje, já no graffiti, o artista o vê como um hobby e uma maneira de se expressar em meio à cultura.

Assista ao vídeo e confere o trabalho que ele fez aqui no nosso container, personalizando o espaço aqui na fábrica. Ficou show de bola!

Existem vestígios dessa forma de arte,  desde o império Romano. Mas seu “reaparecimento” na arte contemporânea se deu na década de 1970 em Nova York.

Inegavelmente o graffiti está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Muitos confundem, mas existem diferenças entre Graffiti e Pichação. A pichação é caracterizada pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas sem autorização, em horários de pouca ou nenhuma circulação de pessoas, escrevendo e desenhando cenas e termos inadequados, gerando transtornos e irritações para a população e poder público. Já o graffiti é uma arte baseada em desenhos: todas as letras e figuras que são utilizadas na pintura são pensadas e elaboradas, para que represente aquilo que o artista quer mostrar. O Graffiti transforma o espaço urbano, mudando cenários e agregando cultura e arte ao meio.

Homenagem do artista a terra e ao time da juventude de Porto Velho!

Então agora que conhece um pouco mais sobre o graffiti que tal dar uma conferida no trabalho do Michael e da entrevista que ele deu quando esteve aqui!

Como você entrou para esse mundo do graffiti?

Comecei em 98 em Curitiba, comecei através da parte ilegal do graffiti pintando na rua ilegalmente. E depois comecei há estudar um pouco sobre graffiti, sobre arte urbana através de um filme que eu assisti do artista norte americano chamado Jean Basquiat. Depois foi naturalmente às coisas foram acontecendo, foram fluindo e “tô” aí hoje.

– Maior característica do seu trabalho?

Eu pinto as jovens Lollitas, que são as jovens típicas japonesas, uma espécie de cena underground. Elas querem ser diferentes do tradicional. Então, se pintam por inteiro com maquiagem bem pesada, cabelos coloridos com peruca ou cabeleira grande e os olhos e cílios gigantes… é o que eu faço. Eu morei quatro anos no Japão, então eu pude conhecer de perto, ter esse convívio com elas e saber o que elas transmitiam através da vestimenta, da maquiagem, da expressão corporal. Então, foi uma oportunidade única que eu tive.

Lollita pintada em Trujillo -Peru

 

-Trabalhos que te deram mais visibilidade?

Eu gosto muito de uns trabalhos que eu fiz na Venezuela, porque o país estava bem crítico na época. Foi um prédio que eu pintei lá. Foi super bacana, super maneiro! E também um prédio que eu pintei em Curitiba, dentro de uma universidade privada, a PUC. Então foi bem maneiro, bem interessante de fazer! Prédios sempre dão um destaque no trabalho, pra mim foi superimportante e um dos primeiros que fiz.

Prédio pintado na PUC Curitiba

-O que dizer da parceria com a Usthemp?

Cara, veio tudo a casar. Primeira coisa foram as energias que bateram desde o começo. Tanto é que estou aqui hoje pintando, fazendo um trabalho superbacana com a Usthemp. Acho que é a oportunidade de artistas urbanos estarem expressando sua arte em vestimenta, ainda mais em um calçado que está todo mundo usando, é superimportante e valoriza tanto o artista quanto a cena urbana. Acho que é valoroso, vamos dizer assim!

Calçados estampados com as Lollitas de Michael Devis. São três variações da estampa baseada no Graffiti do artista.
Alguns dos modelos disponíveis nas três estampas do artista.

 

Mochilas estampadas com as Lollitas de Michael Devis. São três variações da estampa baseada no Graffiti do artista.
Mochilas com a estampa Lollitas do Artista Michael Devis.

 

 

 

Então a galera que curte meu trabalho e quiser conhecer um pouco mais sobre as Lolitas, os personagens que eu pinto, acesse o site da Usthemp conheça um pouquinho das três estampas que eu fiz que logo deve ter coisa nova surgindo por aí!  É “Nóis”!

As estampas criadas pelo artista estão todas disponíveis no nosso site acessando este link:                        https://www.usthemp.com/modelos-disponiveis/art/michael-devis