Olá, pessoal. Tudo bem?

Adicionar um novo morador peludo e de quatro patas à família costuma ser uma grande alegria. Você quer cuidar, brincar e dar muito carinho o tempo todo, não é mesmo? Mas você já parou para pensar na quantidade de animais que são abandonados nas ruas todos os dias?

Seja por que seus donos simplesmente não estão mais dispostos a cuidarem deles, seja porque deram à luz em um beco escuro qualquer: em qualquer situação, isso pode ser bem triste. Por isso, se o seu sonho for ter um lindo filhotinho aprontando pela casa, não compre, adote. Dê um lar para um animalzinho abandonado. Quer mais motivos? Continue lendo e descubra!

Não contribua para os maus-tratos aos animais

Antes de tudo, é importante dizer que animais não são mercadorias para serem comercializadas. Por trás dos cãezinhos fofinhos que você vê nos anúncios de internet, pode haver muita crueldade.

Diariamente, são descobertos canis clandestinos com fêmeas que reproduzem muito mais vezes do que o recomendado e com filhotes amontoados em meio à própria sujeira. Além disso, eles são confinados em espaços pequenos, trancados em salas e quartos com pouca ventilação e não comem o suficiente.

Por isso, o ideal é que você ajude a mudar essa realidade tão triste, adotando. É claro que existem criadores sérios. Mas, em geral, seu trabalho faz com que os filhotes custem mais caro. Ao adotar, você poderá ter um lindo e fofo companheiro peludo, sem gastar com essa aquisição.

Salve uma vida: não compre, adote

Infelizmente, é muito grande a quantidade de animais que são abandonados, seja porque o dono não pode mais cuidar, seja porque se mudou ou não tem condições de criar a nova ninhada. Sem contar todos os cães e gatos que se reproduzem nas ruas.

Quando você decide pela adoção, está dando uma nova chance a um animalzinho que provavelmente já sofreu muito. Existem muitas ONGs e feiras de adoção que entregam o pet sem vermes e com as vacinas em dia.

Eles estão ali apenas esperando para serem amados. Só quem é “mãe” ou “pai” de cachorros e gatos sabe o tamanho da capacidade deles de amar.

Saiba que os animais sem raça definida são mais saudáveis

Cães e gatos de raça costumam trazer predisposição genética para uma série de doenças. Por mais bonitos e elegantes que sejam, esses animais sempre precisam de mais atenção e cuidados.

É claro que algumas raças são mais frágeis do que outras. No entanto, é indiscutível que os cães e gatos sem raça definida (SRD) são, em sua maioria, bem mais resistentes.

Isso se deve ao fato de terem sido expostos a uma maior quantidade de agentes, o que faz com que sua imunidade seja maior. Também em decorrência da mistura de raças, que minimiza as predisposições genéticas fortes que os cães de raça pura geralmente apresentam.

Essa miscigenação possibilita que haja variabilidade genética, o que permite que os segmentos danificados de DNA sejam descartados em um processo natural, eliminando falhas.

Há muitas razões para decidir adotar um animalzinho, em vez de comprar. Na hora de fazer sua escolha, use o coração. Certamente, haverá um pet especial que vai fazer seu peito pulsar no exato momento em que abanar o rabinho.

Por mais que você possa querer um filhote, mantenha a mente aberta. Os cães e gatos maiores também são fofos e merecem a chance de morar em um lar amoroso. Por isso, não compre, adote. Pense nessa ideia!

Você está pronto para encontrar seu novo companheiro? Continue com a gente e saiba como resgatar um animal com segurança.