Que tal aproveitar a sua próxima viagem para participar de ações sociais na localidade visitada? Essa é uma maneira de tornar a sua experiência transformadora enquanto turista, tanto para você quanto para os moradores da região.

Continue a leitura deste post e você entenderá o que é turismo social, como ele funciona e como é possível aproveitá-lo!

O que é turismo social?

O turismo social surgiu com a intenção de ampliar as atividades turísticas em benefício das comunidades locais que estão em situação de vulnerabilidade. Com ele são desenvolvidos projetos de cidadania ligados à educação, preservação do meio ambiente e inclusão social.

Dessa forma, em vez de somente passear e aproveitar a estrutura da região como forma de lazer, os viajantes têm a oportunidade de conhecer o lado B das localidades e enriquecer suas vivências a partir do envolvimento com ações solidárias.

Sendo assim, o turismo social é uma excelente oportunidade para quem já não se contenta com o modelo clássico e quer conhecer mais a fundo a realidade dos locais que visita.

Como funciona?

Ao optar pelo turismo social, você já desembarca em seu destino sabendo quais atividades vai desenvolver. Além de poder separar um tempo para passear e tirar fotos em pontos turísticos, a programação costuma incluir atividades voluntárias em prol da população local.

Você pode, por exemplo, aproveitar os conhecimentos da sua profissão e conceder atendimento médico às comunidades que não têm acesso à saúde pública ou dar aulas de uma língua estrangeira para crianças. Também é possível optar por destinos que sofreram com tragédias naturais para ajudar nas tarefas de reconstrução e distribuição de materiais.

Quais são os benefícios?

Você deve estar se perguntando quais são os benefícios de optar pelo turismo social em vez de continuar planejando suas viagens nos moldes tradicionais. Por isso, elencamos abaixo algumas vantagens.

Ter contato com a cultura local

Escolhendo o turismo social, você estará em contato direto com os nativos daquela população e, assim, conhecerá de perto a cultura local. Essa é uma experiência incrível para quem tem curiosidade em conhecer as diferenças de costume, práticas religiosas e até mesmo a culinária.

Ajudar a desenvolver a região

As regiões que estão incluídas em projetos de turismo social são geralmente aquelas que estão esquecidas pelo poder público. Sendo assim, usando suas habilidades em favor dessas comunidades, você ajuda a população a se desenvolver e deixa suas ações como herança para as gerações futuras.

Conhecer lugares improváveis

Cidades turísticas são os destinos mais procurados por viajantes do mundo todo. Com isso, outras regiões que escondem encantos naturais e culturais podem ser deixadas de lado. Se você escolhe o turismo social, tem a oportunidade de conhecer tesouros que jamais visitaria se continuasse nos roteiros clássicos.

Onde ir?

Após descobrir o que é turismo social e como ele pode ser benéfico, você deve estar se perguntando quais são os principais destinos. Para ajudar nessa escolha, listamos abaixo algumas regiões que recebem voluntários durante todo o ano. Confira!

África do Sul

No país de Nelson Mandela você pode trabalhar ajudando na preservação de reservas ambientais ao lado de animais da fauna local. Também tem a opção de atuar em escolas, ensinando crianças a falar outras línguas ou disciplinas básicas do currículo.

Índia

Além de conhecer um país de cultura riquíssima e com uma arquitetura de fazer o queixo cair, os viajantes podem oferecer serviços de saúde básica para a população e de ensino para crianças.

México

Quem quer conhecer detalhes da história da humanidade pode participar de projetos de preservação ambiental ou de desenvolvimento cultural em Oaxaca, estado que preserva ruínas de civilizações pré-colombianas. O país ainda recebe voluntários para ajudar na profissionalização de pessoas carentes.

Peru

Além de conhecer as belezas de Cuzco, com seus belos parques arqueológicos, o turista pode trabalhar junto de organizações que protegem crianças carentes e órfãs, além de ajudar centros locais de saúde básica.

E aí? Gostou deste post sobre o que é turismo social? Fique por dentro dos próximos conteúdos. Basta seguir nosso perfil no Facebook e no Instagram.  ;D