Hey, pessoal! Alguém a procura de um animal de grande porte e de temperamento amigável? Então pode apostar na raça de cachorro Golden Retriever sem medo de errar. Eles são excelentes companheiros e perfeitos para quem mora em casa grande, pois necessitam de bastante espaço para correr e brincar.

Se você está pensando em ter um Golden Retriever, continue lendo nosso post e confira tudo o que precisa saber antes de levá-lo para casa! Vamos lá?

Origem da raça

Os Golden Retrievers surgiram na Grã-Bretanha, estima-se que no início do século XIX. A raça foi desenvolvida a partir do cruzamento de duas raças preexistentes, com o intuito de servir como auxiliar para pesca e caça de aves selvagens, que era um esporte muito praticado pelos nobres da região. O reconhecimento da raça pelo Kennel Club veio somente um século depois, no ano de 1932.

É importante destacar que suas habilidades não são somente físicas. Além de serem excelentes caçadores, a raça Golden Retriever é considerada uma das 5 mais inteligentes do mundo. Com isso, os cachorros aprendem truques facilmente e também se adaptam bem às necessidades de seu tutor, podendo ser empregados como cães-guia.

 

Powered by Rock Convert

 

Características físicas do Golden Retriever

A cor oficial da raça é o dourado, como o próprio nome deixa claro, e as variações são apenas no tom. Que pode ser um pouco mais claro ou mais escuro. Há exemplares que se aproximam do marrom ou do vermelho, mas não são reconhecidos como oficiais. Seus pelos são longos, mas não tendem a criar nós, o que diminui a necessidade de manutenção.

Seu porte é grande, com altura média de 61 cm, mas isso não impõe medo às pessoas que o cercam, pois o Golden Retriever tem uma aparência amigável e está sempre disposto a agradar.

Temperamento

O Golden Retriever tem um temperamento bastante amigável e pode se dar bem com adultos e crianças. É importante ressaltar, no entanto, que esses cachorros são muito enérgicos. Por isso, precisam de bastante tempo e espaço para se exercitar. Do contrário, eles podem sofrer estresse e trazer dores de cabeça por destruir móveis e objetos da casa.

Por serem muito inteligentes, os cachorros dessa raça são facilmente adestrados. Assim, você pode ensinar truques e também regras de comportamento. Como evitar latir e fazer as necessidades fisiológicas em um local específico.

Problemas mais comuns e principais cuidados

Assim como quaisquer outros cães de raça, o Golden Retriever pode ter alguns problemas de saúde hereditários. Decorrentes do cruzamento entre cachorros da mesma família. Os mais comuns são as displasias de cotovelo ou quadril, que dificultam a movimentação e podem causar dores muito fortes.

Por ser um animal muito agitado e que adora brincar, o Golden Retriever tem uma tendência a ficar sujo muito rápido. Por causa disso, é necessário dar banho neles pelo menos uma vez por semana. Na ocasião, é indicado escovar os pelos, para evitar nós e ajudar na troca da pelagem.

Para manter a saúde em dia, é fundamental levar seu Golden Retriever para se exercitar. Como eles são excelentes nadadores, você pode levá-los à piscina ou à praia. Isso ajuda a fortalecer os músculos e o coração do seu cachorro.

A alimentação dessa raça pode ser baseada em ração ou até mesmo em comidas cozidas ou cruas. Por causa disso, o mais indicado é elaborar um cardápio em conjunto com o veterinário que o acompanha, pois assim é possível identificar os nutrientes de que ele mais precisa.

Agora você já sabe que o Golden Retriever é o cachorro ideal para quem busca um companheiro de aventuras. Ele sempre estará ao seu lado em programas ao ar livre, inclusive nas atividades aquáticas, e será um excelente ajudante caso você precise de cuidados especiais.

Depois de conhecer todos os detalhes sobre a raça de cachorro Golden Retriever, que tal descobrir uma lista de filmes sobre animais? Confira 5 dicas imperdíveis agora mesmo!

 

 

Powered by Rock Convert