Olá, tudo bem?

Vocês sabiam que as ONGs, ou Organizações Não Governamentais, são instituições sem fins lucrativos que atuam pelo bem social? Muitas delas são voltadas para a defesa dos direitos dos animais, para que eles tenham guarda responsável e amor, e para que a cidade também se beneficie com essas ações.

A reprodução descontrolada nas ruas, por exemplo, é comum e gera problemas de saúde pública. Por outro lado, essa é uma junção de fatores importantes que, com o máximo de esforço de voluntários, aos poucos pode ser sanada.

Então, quer conhecer as principais ONGs brasileiras? Continue esta leitura e descubra mais sobre esse trabalho incrível!

S.O.S Bichos

A instituição S.O.S Bichos, hoje conhecida como Rockbicho, tem como objetivo promover o resgatar de animais de rua e realizar o seu encaminhamento para guarda responsável.

Localizada em Belo Horizonte, ela é referência no estado de Minas Gerais e luta pela castração, pela redução do abandono animal e pela diminuição do sofrimento de animais em estado de abandono. Para conhecer mais sobre esse trabalho, basta conferir o site.

APAMA

Desde 2014, a APAMA trabalha em Lajeado, no Rio Grande do Sul, resgatando animais doentes, acidentados e maltratados nas ruas da cidade, bem como aqueles que se encontram em total estado de abandono.

Sua atuação consiste em recuperar a saúde dos bichos — seja física ou emocional — e, posteriormente, encontrar um adotante. A APAMA aceita cadastro de voluntários pelo seu site, então não perca tempo e o acesse!

Clube dos Vira-latas

O lema do Clube dos Vira-latas, uma das maiores ONGs brasileiras, é “adotar é um ato de amor”. Por isso, ela investe em parcerias com pet shops, supermercados, shopping centers e outros estabelecimentos do gênero, localizados na grande São Paulo, para montar eventos de adoção. Assim, os interessados podem conhecer os bichinhos de perto e se conscientizar melhor sobre essa responsabilidade.

Também é possível agilizar o processo de adoção pelo site da ONG e obter outras informações por lá.

SAVE Brasil

A Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil, ou SAVE Brasil, é uma das ONGs brasileiras voltadas para a conservação das aves de nosso país. Ela coloca em ação programas que identificam necessidades urgentes de espécies ameaçadas em áreas específicas, e trabalha em seu resgate e recuperação.

Instituto Espaço Silvestre

O Instituto Espaço Silvestre é uma ONG voltada para a conservação da biodiversidade. Para tanto, aposta em meios científicos, educativos e no desenvolvimento socioeconômico.

Seu principal objetivo, nesse momento, é reintroduzir o papagaio-de-peito-roxo no Parque Nacional das Araucárias, em Santa Catarina. O projeto pode ser acompanhado pelo site da organização.

Instituto Jurumi

Localizado em Brasília, o Instituto Jurumi também se manifesta em prol da natureza, principalmente da vida animal silvestre. Ela desenvolve projetos, campanhas e movimentos que conscientizam sobre a água, o clima, o cerrado e a caatinga de nosso país, além de ter o tamanduá-bandeira como foco animal de recuperação.

Então, gostou de conhecer mais a fundo algumas das principais ONGs brasileiras de resgate animal? Como vimos, são muitas iniciativas espalhadas pelo país, cada uma ajudando os animais à sua maneira.

Agora, se achou este post interessante, aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais! Assim, outras pessoas também podem ajudar e se envolver nessa missão tão importante e especial.