Hey, tudo bem? Quem nunca teve vontade de apertar aqueles cãezinhos alegres e parecidos com carneirinhos, que atire a primeira pedra! Afinal, a raça de cachorro Poodle é conhecida pela sua pelagem macia e encaracolada, lembrando realmente uma ovelhinha. Quem resiste a tanta fofura?

Essa é uma raça de porte pequeno a médio, muito conhecida. Geralmente tem personalidade dócil, carinhosa e temperamento agitado. Há ainda versões bem pequeninas, como o Poodle Toy, que parece realmente de brinquedo e, por isso, mostra-se como uma ótima opção para espaços pequenos.

Quer descobrir mais sobre a raça de cachorro Poodle? Continue lendo o texto e veja o que precisa saber.

Conheça a origem da raça de cachorro Poodle

Todo mundo conhece pelo menos uma pessoa que adotou um Poodle para fazer parte da família. É uma raça muito popular no Brasil. E antigamente, esses cachorrinhos eram os acompanhantes preferidos dos aristocratas franceses.

No entanto, sua origem é um pouco discutida. Segundo a Federação Cinológica Internacional, a França reivindicou sua origem, mas há muitos relatos de que já eram criados em países, como a Alemanha, onde desempenhavam o papel de cão de caça de aves, como os patos.

Suas atividades aquáticas deram nome à raça, considerada uma das mais inteligentes do mundo. Afinal o termo “Poodle” é proveniente do alemão “pudel”, que quer dizer “saltitar na água”. No entanto, desde o fim do século XIX, o Poodle passou a ser criado unicamente como acompanhante, até chegar aos lindos cãezinhos domésticos que conhecemos hoje.

Descubra os principais padrões da raça

Com o passar dos anos, o Poodle sofreu uma série de transformações. Assim, hoje em dia, é comum encontrar uma grande variedade de tamanhos, pesos e pelagens. Desde o micro até o chamado Poodle gigante, mais ou menos do tamanho de um labrador.

Em regra, os cachorros da raça podem ser encontrados em quatro variações de porte: micro/toy, anão, médio e grande.

O Poodle Toy mede em torno de 25 cm de altura e pesa aproximadamente 2,5 kg. Já o anão tem entre 28 e 35 cm, pesando por volta de 6 kg.

Enquanto isso, o tamanho médio varia entre 35 e 45 cm e pesa em torno de 14 kg. Por fim, o Poodle grande ou gigante chega até 60 cm de altura, podendo pesar até 32 kg.

O pelo do Poodle é comumente branco e encaracolado. Porém, é possível encontrar pelo menos mais cinco variações de cores aceitas (para os padrões da raça pura) pelos órgãos de cinofilia: preto, branco, marrom, cinza e abricó, que é um tipo de caramelo.

Entenda as principais características do Poodle 

Normalmente, os cães da raça são dóceis, inteligentes, brincalhões, obedientes e joviais. Essas características podem variar um pouco, dependendo do tamanho, mas em regra seguem esse padrão. Geralmente latem bastante, assim, é importante tomar certo cuidado com sua presença em apartamentos.

Com relação às doenças, eles são predispostos a desenvolver:

  • displasia no quadril;

  • atrofia da retina;

  • catarata e inversão da pálpebra;

  • dermatites;

  • atrofia nas glândulas dos rins;  

  • condições cardíacas, como cansaço e dificuldade respiratória.

É claro que tudo vai depender da linhagem e da genética da família, mas é importante ficar atento a qualquer sintoma estranho. Afinal, todos os papais e mamães de cachorro querem ver os filhos sempre alegres e saltitantes, não é mesmo?

Para manter os Poodles saudáveis, é importante vacinar e levá-los para passear e brincar regularmente. Apare os pelos, dê banho a cada quinze dias, escove uma vez ao mês e corte suas unhas. Quando escolher a ração, opte pelas versões específicas para a raça e tamanho do seu animalzinho. E não deixe de dar muito amor, carinho e atenção, é claro!

E você? Também é apaixonado por Poodles? Continue com a gente e descubra como criar uma estampa com a carinha do seu pet.

 

Powered by Rock Convert