Olá, pessoal! Há cachorros que simplesmente são um encanto, não é? Seja pela sua personalidade única, seja por sua aparência fofinha, eles conquistam os corações até mesmo de quem não é lá tão fã dos amigos de quatro patas. Uma das que mais quebram essa resistência e atraem a atenção e o carinho de todos é raça de cachorro Dachshund, ou o famoso “salsichinha”.

Um amigo fiel, ele é uma das raças mais criadas no Brasil e faz a alegria de quem o adota. Então, continue lendo nosso artigo e saiba mais sobre ele!

Por que a raça Dachshund tem o apelido de “salsichinha”?

Bom, as razões são bem nítidas. Quem não olha para um Dachshund  e não vê no formato compridinho uma semelhança com uma salsicha? Por isso, popularmente, esses fofinhos são chamados de “salsichinha”.

Não raro, eles estrelam logos de restaurantes que vendem “cachorro quente”. Afinal, o nome desse prato é, justamente, uma homenagem ao Dachshund.

Quais são os padrões físicos da raça de cachorro Dachshund?

São cães de pequeno porte, com pernas curtas (não alcançam mais do que 30 centímetros) que são muito úteis para escavar e manobrar em espaços apertados, como túneis. Seu latido é alto e profundo, o que pode dar a sensação de que eles são um cão bem maior.

Eles vivem, em média, 12 anos e alcançam entre 3kg e 9kg. Podem ser encontrados com pelos curtos e pelos longos. Porém, nas duas modalidades, há pouca queda de pelo, o que pode favorecer os donos que não têm muita paciência ou tempo para lidarem com isso.

Quais as principais características de comportamento do Dachshund?

Por serem muito tranquilos e dóceis, eles são cães de companhia. Porém, em alguns países, os “salsichinhas” também auxiliam na caça (Alemanha e Grã-Bretanha), pelas suas habilidades de escavação e por seguirem pistas de sangue.

Como no Brasil essa é uma prática proibida, por aqui nós apreciamos a companhia gostosa deles. Porém, se você tiver outros animais em casa, pode ter certeza de que o Dachshund vai adorar brincar de persegui-los.

Os cães dessa raça de pelo longo são os mais tranquilos e afetuosos, enquanto os de pelo curto são um pouquinho mais temperamentais. São também bastante inteligentes, mas podem ser ciumentos.

São muito brincalhões — essa é uma característica bastante conhecida da raça. Ele gosta de estar perto, de brincar com seus donos e ajudar (ou, às vezes, atrapalhar um pouquinho), como sua participação na hora de amarrar os sapatos.

É um cão corajoso, destemido e bastante alegre. Quem o tem, com certeza, encontrou um grande parceiro!

Qual a origem da raça?

A raça é popular na Alemanha (tanto que seu nome, em alemão, significa “cão de texugo”). Porém, seus indícios mais antigos são, na verdade, do Egito: já foi descoberto uma efigie de um cão bastante semelhante ao Dachshund.

Imagine os grandes faraós com seus cães salsichinhas ao seu lado? Porém, os registros mais comuns são, de fato, na Alemanha, de onde são conhecidos desde a Idade Média. Eles são uma raça verdadeiramente apaixonante, não é mesmo? Como lidar com tanta fofura e afeto?

Gostou deste artigo? Foi interessante saber mais sobre a raça de cachorro Dachshund? Então, assine nossa newsletter e receba conteúdos como esse diretamente em seu e-mail!