A raça de cachorro shih-tzu é muito cativante e conquistou o coração dos brasileiros. Hoje em dia, eles são muito procurados pelo temperamento dócil e pela fácil adaptação em espaços fechados, como apartamentos ou casas pequenas. Além disso, esses cachorrinhos são excelentes companhias para adultos ou crianças.

Se você está pensando em adotar um shih-tzu, continue lendo nosso post e descubra tudo o que precisa saber sobre eles!

História

Os registros sobre a existência da raça shih-tzu são muito antigos e não é possível precisar a data de sua origem. Da mesma forma, não há um consenso sobre a oficial. O que se sabe é que seus ancestrais são oriundos do Oriente, em algum lugar do antigo Império Bizantino, e os animais tais como conhecemos hoje foram desenvolvidos na China.

Enquanto o país era uma monarquia, governado por Dinastias, a família real era apaixonada pelo shih-tzu, que era a raça oficial dos cachorros domésticos. Esse cenário mudou com o processo de colonização e a queda do império, o que quase levou a raça à extinção.

Em 1930, alguns exemplares foram levados para a Inglaterra, onde teve início uma criação de shih-tzu. Nessa época, eles foram confundidos com o lhasa apso, o que levou a uma categorização errada até que o Kennel Club interveio e estabeleceu as distinções entre ambas as raças.

Características físicas

O shih-tzu é um cachorro de pequeno porte e, por isso, é muito requisitado por pessoas que vivem em apartamentos. Seus pelos são lisos e longos, o que permite criar diferentes modelos de tosa. Apesar de ser muito peludo, o shih-tzu não costuma ter muita queda de pelos, o que é excelente para quem tem problemas respiratórios.

As cores da raça variam bastante, e os animais costumam apresentar mais de uma em sua pelagem. O mais comum é encontrar animais de pelos brancos ou caramelo, mas existem cachorros cinzentos, pretos e até mesmo avermelhados.

Temperamento

Os shih-tzus são cachorros muito amigáveis e podem adaptar-se muito bem em casas com crianças. É importante ressaltar, no entanto, que são cãezinhos que precisam de bastante atenção e tendem a sofrer, caso seus tutores não tenham tempo para lhes fazer companhia.

Além disso, esses animais costumam latir bastante quando estão diante de situações novas, como a chegada de pessoas estranhas. Para evitar isso, é importante investir em um adestramento, indicado principalmente se você vive em condomínio.

Problemas mais comuns

Quem adquire cachorros de raça precisa estar atento aos problemas que ela pode apresentar. No caso dos shih-tzus, os principais problemas são ligados à visão, já que seus olhos são muito grandes e estão expostos aos pelos e à sujeira. Além disso, os cachorros podem ter problemas hereditários nos rins ou doenças respiratórias decorrentes de sua estrutura física.

Principais cuidados

O principal cuidado necessário é em relação aos pelos, que devem ser escovados periodicamente. É importante também manter a tosa em dia, principalmente na região dos olhos, para evitar problemas como a conjuntivite.

Por ser um animal carente de atenção, é muito importante reservar um momento do seu dia para um passeio fazer com que ele se sinta acolhido e pratique um exercício físico.

A alimentação deve ser baseada em rações específicas para a raça e a idade do seu cachorro, e você deve manter sempre água à disposição, principalmente se morar em regiões muito quentes.

Como nosso post mostrou, um shih-tzu pode ser um excelente companheiro para você e toda a sua família. O importante é saber como retribuir todo o carinho que ele tem a oferecer!

Agora que você já sabe todos os detalhes sobre a raça de cachorro shih-tzu, que tal ficar por dentro de nosso conteúdo e descobrir mais curiosidades sobre pets? Siga agora mesmo nossa página no Facebook!

https://www.facebook.com/Usthemp/

 

Powered by Rock Convert